Dança Regional - Vivência para Dançarinos


O objetivo é repassar o conhecimento das danças tradicionais populares cuiabanas, com ênfase no Siriri. Esta atividade possibilita jovens e adultos a conhecerem de perto o trabalho artístico e profissional do grupo Flor Ribeirinha, assim como acompanhar o processo de ensino aprendizagem que acontece no quintal de Dona Domingas. A atividade possibilita a aprendizagem das danças populares brasileiras e a participação efetiva como dançarino ou dançarina do grupo Folclórico Flor Ribeirinha.
Conteúdos Selecionados: Folclore, Cultura e Cultura Popular; Universo festivo e os mestres; A arte do grupo Folclórico Flor Ribeirinha; As cinco regiões; Siriri: Expressão das tradições cuiabanas
Metodologia: A metodologia será de desenvolvimento educacional, vivência cultural e formação artística. Inicialmente serão encontros virtuais que poderão síncronos e assíncronos, podendo ser direcionados ao material didático específico. Alguns encontros serão somente teóricos e outros virão com potencial de ensino teórico-prático, tendo como características: aulas expositivas dialogada; práticas dirigidas; vídeos comentados e fundamentação com eixos temáticos. Quando a disseminação do vírus estiver mais controlada e possibilitando maior segurança no contexto dos protocolos de prevenção a saúde, as aulas acontecerão de forma presencial no Quintal da Domingas – sede da Associação Cultural Flor Ribeirinha na comunidade São Gonçalo Beira Rio.
Duração: 06 meses.
Quantidade de alunos selecionados: 20.
Faixa etária: A partir dos 18 anos.
Data e horário: Aos domingos, às 16 horas. As aulas acontecerão uma vez na semana.
Instrutor: Michel Luiz Brito. Dançarino com especialidade no conhecimento de danças populares tradicionais. Tendo como principais experiências o desenvolvimento de ações de manutenção e divulgação da cultura popular brasileira. Estes saberes e vivências culturais se dão através da participação efetiva nas atividades realizadas desde o ano de 2010 na associação cultural Flor Ribeirinha e no Ponto de Cultura Quintal da Domingas, situado na comunidade de são Gonçalo Beira Rio em Cuiabá/MT.Através dessas experiências mergulhou em ensino aprendizagem do conhecimento popular estimulado através da dança que tem como influência a ancestralidade indígena, africana e europeia expressa no siriri, cururu, rasqueado e outras formas de manifestações da cultura popular cuiabana, mato-grossense e brasileira, oportunizando o intercâmbio cultural em vários festivais nacionais e internacionais de danças populares. Neste tocante, traz participações Festival Internacional de Dança de Joinville(2013), Festival Internacional de Folclore do Ceará(2015) Olimpíadas Rio(2016), Festival Terranostra na Itália em 2015, Cheonan World Dance Festival na Coréia do Sul(2016), Büyükçekmece International Culture and Art Festival na Turquia(2017), Fifa World CUP na Rússia(2018) e turnê compreendendo Festivais na Bélgica, França, Holanda e Alemanha em 2019. Além das Representações da Cultura brasileira no território nacional e internacional possui como principais experiências a formação de novos dançarinos do grupo Flor Ribeirinha trocando experiências e saberes desde 2016, contribuindo para a formação de mais de 50 jovens e adultos na aprendizagem e desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, oportunizado pela tradição e processos de criação de espetáculos artísticos.

#DançaRegional